Analysis of social-sportive characteristics of Brazil women’s national basketball team players

Leandro de Melo Beneli, Larissa Rafaela Galatti, Paulo Cesar Montagner

ABSTRACT:

A motivação básica deste ensaio provém da necessidade compreender algumas relações que se estabelecem no ambiente de ensino do esporte para crianças, a partir das transformações do esporte contemporâneo. O objetivo é discutir os desafios para a prática pedagógica e o papel do pedagogo do esporte frente às mudanças ocorridas no esporte-espetáculo e sua interface com o marketing esportivo. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica com a intenção de fundamentar uma discussão teórica e construir um debate em torno das tensões existentes entre a pedagogia do esporte e o marketing esportivo. Conclui-se que é imprescindível que os pedagogos do esporte, ao ensinarem crianças, incluam essa temática nas aulas e práticas educativas, tendo em vista a importância deste conteúdo para a consolidação de referências cognitivas e morais, buscando assim estimular um entendimento mais amplo do significado social do esporte.

Link da publicação: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31410/18010

Artigo completo em PDF: Clique aqui